Pela leitura do texto pude perceber que temos inúmeras estatísticas e experiências que comprovam, a educação brasileira é um desastre, a escola está atrasada, basta observar os resultados de alunos brasileiros em competições internacionais ou observar as diferenças entre as escolas de elite e as da periferia.
Poucos alunos tem o hábito de leitura, muitos nunca foram ao cinema, teatro,a um show musical e mais da metade dos alunos brasileiros nunca estiveram numa biblioteca fora da escola.
Recebemos influências de todos os tipos, educamos e somos educados, a educação acontece a todo momento ao longo da vida de todas as pessoas.
A organização escolar é prudente. Prudente para não embarcar em qualquer aventura, porque precisa preservar o passado, olhar para o presente e preparar para o futuro,prudente, porque tem que encontrar denominadores comuns mínimos compatíveis com as diferenças e desigualdades nacionais e regionais.
É pesada, porque burocratizou tanto toda a gestão em todos os níveis que, mesmo aumentando as ações de capacitação, parece que quase nada muda.
Além do mais, existem professores que não gostam de ler, tem dificuldades de se relacionar, desesperançadores (só vêem o negativo) ,ganham mal, sentem-se pouco valorizados, incentivados.Todos conhecemos o grupo dos esforçados, aplicados e criativos, mas sabemos que é a minoria.
Por tudo isso e mais, que a educação não avança o esperado, porque enfrenta uma mentalidade predominante individualista.
É importante não começar pelos problemas, pelos erros, não recomeçar pelo negativo, pelos limites. E sim começar pelo positivo, pelo incentivo, pela esperança, pelo apoio na nossa capacidade de aprender e de mudar.
http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/outros/indisciplina.htm